Agência Ambiental Botucatu

 

Ao inaugurar a 18ª Agência Ambiental Unificada do Estado de São Paulo, em Botucatu, no dia 26 de maio de 2008, o Secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, recebeu uma carta da ONG SOS Cuesta, solicitando a retomada dos trabalhos de regulamentação da APA, Área de Proteção Ambiental perímetro Botucatu, criada em 1983 para proteger a Cuesta Basáltica, as áreas de recarga do Aqüífero Guarani e a vegetação nativa de transição de Cerrado e de Mata Atlântica.

Os membros do Conselho Gestor , representantes da sociedade civil, foram eleitos em julho de 2007  para o biênio 2007-2009 e ainda não tomaram posse.O primeiro Conselho Gestor eleito pela sociedade civil para o biênio 2005-2007 já estava desenvolvendo o trabalho de zoneamento ambiental da APA, mas esse o trabalho foi interrompido com a mudança de governo do Estado.

O Secretário ficou surpreso ao saber que Botucatu já tinha Conselho Gestor formado e lamentou que os trabalhos foram interrompidos. Prometeu encaminhar a carta para que os trabalhos sejam retomados.

A nova Agência Ambiental Unificada fica à rua João Mourato Conceição, 525, Bairro de Vila Maria e atenderá 14 municípios. Os responsáveis serão Raphael Pinheiro de Magalhães pelo DEPRN e Carlos Ogane, pela Cetesb.

 Home