Home     O Córrego da Cascata     Como Participar     Dúvidas Frequentes      Parceiros    Resultados  

 

 

 

 

Nesta página você encontra as perguntas mais frequentes sobre o a campanha Chega de Lixo Fora do Lixo!. Caso você não encontre aqui uma resposta para sua dúvida, envie um email para soscuesta@soscuesta.org.br

 

 

 

Dúvidas Frequentes

 

 

O MOVIMENTO

 

 O que é a campanha Chega de Lixo Fora do Lixo!

 A campanha é um movimento de cidadania e cuidado com o meio ambiente! A ideia é convidar os cidadãos para retirar o lixo que foi descartado irregularmente nas ruas das cidades em um dia. E incentivar a reflexão para a mudança do hábito de jogar lixo fora do lixo.

 

Qual é o objetivo do movimento?

Despertar a responsabilidade individual do cidadão em relação aos resíduos que produz, incentivando o engajamento para limpar as cidades e o  mais importante: mantê-las limpas.

 

Como eu faço para participar?

Para participar basta escolher se deseja atuar como um voluntário mobilizador da campanha Chega de Lixo Fora do Lixo! e ser capacitado para disseminar a ideia, ou um voluntário catador, que irá recolher,  no dia da ação, os resíduos descartados irregularmente em um dos 23 setores da Microbacia hidrográfica do Córrego da Cascata e levar até um Ponto de Entrega. No Ponto de Entrega haverá tratores, caminhões e caçambas auxiliando no transporte do lixo e entulho para locais adequados.

 

Onde o movimento teve origem!?

O movimento surgiu na Estônia, em 2008 com o nome de Let’s do it!, idealizado pelo ambientalista Rainer Nölvak, e alcançou o mundo tudo. A proposta era limpar todo o país com a ajuda da sociedade civil e de empresas parceiras em apenas 1 dia. Assim, eles conseguiram coletar um total de 10 mil toneladas de resíduos com a colaboração de 50 mil voluntários no período de cinco horas. O lixo que foi retirado estava depositado em terrenos e florestas há muitos anos, visto que na atualidade os cidadãos não tem mais o hábito de jogar lixo fora do lixo.

 

Quais países participam do Let’s do it?

No mundo todo, os países ou regiões envolvidas no Let’s do it! são: Afeganistão, Albânia, Armênia, Áustria, Azerbaijão, Bangladesh, Barbados, Benim, Bulgária, Burkina Faso, Camboja, Cazaquistão, Chile, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Croácia, Cuba, Chipre, Congo, El Salvador, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos da América, Estônia, Filipinas, Finlândia, França, Gâmbia, Gana, Geórgia, Holanda, Hungria, Índia, Indonésia, Itália, Quênia, Kosovo, Letônia, Libéria, Lituânia, Macedônia, Ilhas Maurício, Marrocos, Moldávia, Montenegro, Nepal, Nigéria, Portugal, Reino Unido, Romênia, Rússia, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Senegal, Sérvia, Sri Lanka, Sudão, Tailândia, Tanzânia, Togo, Uganda, Ucrânia e Vietnã.

 

E no Brasil?

No Brasil o movimento se chama Limpa Brasil e irá passar por catorze cidades brasileiras. Em 2011 as ações já aconteceram no Rio de Janeiro, em Brasília, Goiânia e Campinas. Em 2012, as cidades que receberão o Limpa Brasil são: São Paulo, Santo André e Mauá, Recife, Curitiba, Vitória, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Belém e São Luiz. Vale ressaltar que a lista pode sofrer alterações.

 

É possível estender a campanha Chega de Lixo Fora do Lixo! para toda a cidade de Botucatu?

Sim! Se você está interessado em viver em uma cidade mais limpa e saudável, também pode colaborar com esse ato de cidadania! Participe da campanha Chega de Lixo Fora do Lixo! e ajude a limpar uma área de 485 hectares que servirá de referência para uma limpeza futura da cidade toda. A Coleta na microbacia do Córrego da Cascata é um modelo que vai dimensionar os recursos necessários de mobilização e  de logística como caminhões, tratores, caçambas, sacos de lixo e ecobags, ônibus para transporte de pessoas, locais adequados para a disposição de lixo e entulho,entre outros. Nós queremos que a ação seja replicada por toda a cidade.

 

 

 

VOLUNTÁRIOS

               

Como posso me tornar um voluntário?

Você pode se inscrever de duas maneiras: pode se tornar um voluntário  mobilizador ou um voluntário catador.

Os voluntários mobilizadores são capacitados para disseminar a ideia da campanha Chega de Lixo Fora do Lixo! O voluntário catador, ou voluntário da ação, recolhe os resíduos descartados irregularmente nos bairros da microbacia e leva até um Ponto de Entrega.

 

 O que faz um voluntário mobilizador na campanha Chega de Lixo Fora do Lixo?

O voluntário mobilizador pode colaborar com a divulgação do movimento, desde as formas mais simples como enviar emails e convidar os amigos até a participação mais intensa, dando palestras e atuando como um porta voz do movimento. Chamamos esse voluntário de mobilizador, pois ele se torna um disseminador do movimento no período que antecede a ação.

O voluntário catador ou voluntário da ação participa apenas no dia da ação, limpando as ruas, as matas, as margens do Córrego da Cascata, o Morro de Rubião Júnior, as margens da Ferrovia e colaborando para uma cidade melhor. O trabalho desse voluntário também é fundamental para o sucesso da atividade.

 

O que é um voluntário mobilizador?

O voluntário mobilizador é aquele que trabalha ativamente na disseminação do movimento, durante as semanas que antecedem a ação.

 

Como faço para me tornar um voluntário mobilizador?

Para se tornar um voluntário atador basta enviar um email para soscuesta@soscuesta.org.br com as informações sobre sua capacidade e disponibilidade. Os interessados podem retirar materiais gráficos para serem espalhados nos bairros, restaurantes e instituições, e também convites eletrônicos para serem enviados aos amigos.

Além disso, o voluntário que tiver interesse em atuar na campanha Chega de Lixo Fora do Lixo! deve entrar em contato até três semanas antes da ação para participar dos processos de treinamento e capacitação.

 

Para participar no dia da ação, preciso estar cadastrado?

Se você não conseguiu se cadastrar, não tem problema! Participe da ação. Você pode nos encontrar às 8:00h do dia 15 de setembro, no pátio da Igreja de Santo Antônio em Rubião Júnior ou usar os ônibus cedidos pela prefeitura que sairão da Avenida Dom Lucio, em frente à Catedral de Santana, às 7:30h.

 

Para participar, tenho que fazer parte de um grupo ou posso ir sozinho?

Sim, você pode participar sozinho na ação ou montar o seu próprio grupo, chamando amigos, familiares, colegas de trabalho, da escola de idiomas, da igreja etc.  Para inscrever, basta enviar um e-mail para soscuesta@soscuesta.org.br  e cadastrar toda a equipe.

 

 

 

DINÂMICA DA AÇÃO

 

Como funciona a ação Chega de Lixo Fora do Lixo?

Para participar da ação, o voluntário deve providenciar um kit que contém uma luva e um saco de lixo de 100 litros. Você também pode retirar o kit no dia da ação, em um Ponto de Entrega da campanha. A lista completa dos Pontos de Entrega poderá ser encontrada neste site, no site da Prefeitura Municipal de Botucatu em até uma semana antes da ação.

Esse kit deve ser utilizado para o recolhimento de resíduos secos descartados nas ruas, calçadas, pastos, matas, lagos, margem dos rios, nascentes, rodovia Domingos Sartor, Morro de Santo Antônio, Ferrovia, enfim, em todo o perímetro da Microbacia do Córrego da Cascata.  Depois, basta levar os sacos cheios de materiais recicláveis até o Ponto de Entrega mais próximo que será dotado de maquinários para encaminhar o lixo e o entulho para local apropriado.

 

Para onde devo me dirigir para participar da ação?

Haverá uma concentração no pátio da Igreja de Santo Antônio em Rubião Júnior onde todas as equipes cadastradas se reunirão, receberão informações e material. Depois cada equipe será encaminhada para seu respectivo setor de coleta.

 

Não tenho transporte. Como devo proceder?

A prefeitura de Botucatu disponibilizará transporte gratuito para todos que quiserem sair da cidade para ir a Rubião Júnior e de lá para os setores de coleta. O transporte sairá da Avenida Dom Lúcio, em frente a Catedral, no dia 15 de setembro às 7:30h. Ao final da ação, também haverá transporte de volta para a cidade com ponto final em frente à Catedral.

 

Como são formadas as equipes?

Cada equipe atuará em um setor da microbacia e será formada por um coordenador capacitado, conhecedor da área e dos locais onde existe lixo e entulho. Além do coordenador a equipe será formada por soldados do Tiro de Guerra, Escoteiros, membros da ONG, moradores e voluntários catadores.

Veja qual é a sua disponibilidade em coletar nas ruas, nas matas, no campo, nas margens do Córrego da Cascata e escolha a sua equipe. Os setores e as equipes estarão disponíveis neste site.

 

O que é um Ponto de Entrega?

Pontos de Entrega são os locais onde deverão ser entregues os materiais recolhidos na ação. Cada setor de coleta terá um Ponto de Entrega que estarão sinalizados para melhor identificação. Nos pontos, catadores e coordenadores estarão à disposição para orientar, distribuir kits e receber o material recolhido.

 

Onde estão localizados os Pontos de Entrega?

Você pode procurar a localização dos Pontos de Entrega 3 semanas antes da ação neste site e no site da Prefeitura Municipal de Botucatu. A escolha dos locais onde são estruturados os Pontos de Entrega segue os critérios de: viabilidade para montagem de tenda e para manobras de caminhões, quantidade de lixo acumulado na região e facilidade de transporte do que for coletado.

 

O que é o kit catador?

O kit catador é formado por um saco de lixo de 100 litros e uma luva, para serem utilizados no dia da ação.

 

Quais as dicas de segurança para o dia da limpeza?      

No dia da ação, escolha roupa e calçados confortáveis, para poder se movimentar livremente no trabalho de coleta, das ruas até o Ponto de Entrega mais próximo de você. Lembre-se de passar protetor solar e carregar uma garrafinha de água. Utilize a luva para proteger as mãos. Se você escolher percorrer campos, matas, nascentes, margens de rios, providencie botas e perneiras.

 

Crianças podem participar da limpeza?

Crianças são bem vindas, mas devem estar acompanhadas dos pais ou responsável a todo momento. Também devem usar luvas, chapéu e filtro solar.

 

 

 

EDUCAÇÃO

 

O que são as atividades educativas da campanha Chega de Lixo Fora do Lixo!,

 No Brasil, devido à existência de um hábito ainda muito comum de se jogar lixo fora do lixo, o movimento aposta no foco principal que é a educação.

Como parte dessa proposta, a campanha se desenvolve junto com as escolas públicas e privadas com atividades escolares para conscientizar os alunos de que lugar de lixo é no lixo.

 

 

 

RESÍDUOS

 

Qual a diferença entre lixo seco, lixo úmido, e resíduos não recicláveis?

 O lixo úmido é aquele que tem como destino único o aterro sanitário ou a compostagem – para gerar adubo. Em geral, o composto orgânico é formado por cascas de frutas e legumes, restos de comida, folhas secas, pequenos galhos. Esse material precisa ser recolhido das vias públicas mas pode ser deixado nas áreas verdes.

O que vai para o aterro sanitário: papel não reutilizável como papel plastificado, papel higiênico, fraldas, panos e cacos de vidro e cerâmica.

 Já o lixo seco é todo material inorgânico que não estraga e pode ser reciclado: papel, papelão, embalagens, metais, alumínios, vidros, plásticos, garrafas PET.

 

O que devo coletar no dia da ação?

 No dia da ação, recomendamos que os voluntários utilizem os sacos de lixo preto para retirar das ruas e matas o lixo seco, ou seja, materiais recicláveis incluindo pneus e eletrodomésticos. O lixo úmido não reciclável será coletado em sacos azuis. Os resíduos como sofás antigos, entulho serão recolhidos e amontoados pelo voluntário coletor e posteriormente pelos caminhões e tratores.

 

Para onde levo o material coletado?

 Todos os resíduos coletados e depositados nos sacos de lixo devem ser levados ao Ponto de Entrega localizado em cada setor da microbacia.

 

Após serem coletados pelos voluntários, para onde vão os resíduos?

 Os resíduos recicláveis que chegam ao Ponto de Entrega serão devidamente enviados à cooperativa de catadores de materiais recicláveis da cidade, onde serão separados e preparados para a reciclagem e reaproveitamento. O lixo úmido será  enviado ao aterro sanitário. Vale lembrar que essa ação de cidadania não apenas colabora para a limpeza dos espaços, mas também para a geração de trabalho, já que os resíduos coletados são convertidos em renda para os catadores.

  

 

 

REALIZAÇÃO

 

Quem realiza a campanha Chega de Lixo Fora do Lixo? 

A campanha foi idealizada pelos gestores do Projeto Córrego da Cascata, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.  A campanha é organizada pela ONG S.O.S Cuesta de Botucatu e pela Prefeitura Municipal de Botucatu. É viabilizada com a colaboração de parceiros imprescindíveis como o Tiro de Guerra, o Grupo de Escoteiros Padre Anchieta, a CAIO, a Sabesp, entre outros.  

 

O que é o Projeto Córrego da Cascata?

 É um projeto de Caracterização, Recuperação e Planejamento Ambiental do Córrego da Cascata que tem o apoio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

 

A campanha Chega de Lixo Fora do Lixo! é um programa da Prefeitura?

  Não, mas pode virar. A campanha é planejada e executada pela ONG SOS Cuesta de Botucatu a partir do projeto Córrego da Cascata, patrocinado pela Petrobras. Conta com o incentivo das organizações patrocinadoras e do apoio das instituições parceiras. No entanto, para acontecer, o movimento necessita da colaboração da Prefeitura Municipal e suas secretarias, dos serviços de limpeza urbana e de outros parceiros imprescindíveis.

 

 

 

PARCEIROS

 

 

Quem são os parceiros da campanha Chega de Lixo Fora do Lixo?

 

 Nesse primeiro momento a campanha conta com a adesão da Prefeitura Municipal de Botucatu através das secretarias do meio Ambiente, da Agricultura, de Governo, da Educação, da Comunicação, Planejamento e Ouvidoria. Tem o apoio do Tiro de Guerra, do Grupo de Escoteiros Padre Anchieta, da Sabesp, do Grupo CAIO Induscar, dos Residenciais Parque das Cascatas e Spazio Verde, da CETESB, da OAB, da Agroarte, da Polícia Militar de Botucatu, da Cooperativa dos Catadores de Botucatu, da Eucatex da CEI João Rosseto, da CEI Ruach, da EMEF João Queiroz Marques e da Equaliza Ambiental. Você pode acompanhar as novas parcerias clicando no link Parceiros.

 

Minha empresa pode se tornar uma parceira da campanha A campanha Chega de Lixo Fora do Lixo?

 Sim! Se você tem uma empresa ou entidade atuante em Botucatu e na região onde a campanha irá acontecer, e tem interesse em aderir a essa ação, fale conosco no soscuesta@soscuesta.org.br ou pelo telefone (15) 3815-2802.

 

 

 

DIVULGAÇÃO

 

Como posso divulgar o movimento?

Se você tem interesse em colaborar na disseminação dessa ideia, é fácil! Siga nossa rede social Facebook e compartilhe informações e notícias com seus amigos. Além disso, você pode cadastrar-se como um voluntário mobilizador para receber nossos emails e newsletters e encaminhar aos amigos. Assim que possível, disponibilizaremos o material de divulgação.

 

 

 

 

 Chega de Lixo Fora do Lixo!

 

Esta é a razão pela qual o projeto Córrego da Cascata e parceiros estão empenhados: Mudar o hábito de jogar lixo e entulho em locais inapropriados como as matas, margens de rios e estradas, terrenos particulares,  calçadas e ruas.

 

Vem com a gente.