Home    O Córrego da Cascata     Como Participar     Dúvidas Frequentes     Parceiros   Resultados  

 

 

 

O Córrego da Cascata tem 4,2 km de extensão e pertence à Bacia Hidrográfica do Córrego Água Fria, importante tributário da margem esquerda do Ribeirão Lavapés.

É abastecido por 13 nascentes principais sendo que 8 estão localizadas na margem esquerda e 5 na margem direita. Ao todo, conta com 24 pequenos olhos d’água e afloramentos por horizontes permeáveis.

 A Microbacia Hidrográfica do Córrego da Cascata ocupa uma área de 554 hectares. Compreende 12 bairros onde residem 3.849 pessoas.

Muitos são os atrativos naturais da microbacia com destaque para a beleza do relevo que exibe um dos morros testemunhos da região, o Morro de Rubião Júnior, com 923 metros de altura. Ao longo do seu percurso, o Córrego da Cascata desfruta das ondulações do terreno para se lançar em 5 cachoeiras e diversas cascatas, para descansar em 5 represas e se esparramar em 27 ha de várzea.

 Quatro remanescentes de floresta abrigam 184 espécies da flora brasileira que garantem a qualidade ambiental da microbacia, com destaque para as matas do Morro de Rubião Júnior e do Parque das Cascatas que fornecem alimento e abrigo para 136 espécies da avifauna, distribuídas em 43 famílias e 16 espécies da mastofauna.

 Além dos atrativos naturais a microbacia possui atributos históricos, com destaque para a Estação Ferroviária de Rubião Júnior; atrativos religiosos com destaque para a Igreja de Santo Antônio, que determinam sua aptidão para o turismo.

A ONG SOS Cuesta e parceiros está executando o projeto Córrego da Cascata: Caracterização, Recuperação e Planejamento Ambiental, projeto patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

 

 

Durante o ano de 2011 a equipe do projeto Córrego da Cascata percorreu todos os cantos da microbacia e encontrou muito lixo e muito entulho, tanto na área urbana quanto na área rural.

 

 

 

 

 

 

Muito entulho

 

 

 

 

É inconcebível que exista tanto lixo e entulho numa área com tantos belezas naturais. É inconcebível que pessoas joguem o lixo fora do lixo e o entulho fora dos locais indicados pela prefeitura.

Nós podemos mudar isso, conscientizando a população e limpando o ambiente ribeirinho.

 

Participe e ajude a limpar a Microbacia do Córrego da Cascata.

 

 

Chega de lixo fora do lixo.

 

 

Vem com a gente.