11ª Reunião de Troca de Conhecimentos

 

Ribeirão Tanquinho Vivo: Mobilização e Educação Ambiental como instrumentos de gestão ambiental.

 

 Esta foi a última Reunião de Troca de Conhecimentos realizada com a população residente no entorno do Ribeirão Tanquinho totalizando 11 reuniões.

No dia 30 de julho, na sede do Lions Clube Botucatu Centro, a coordenadora do núcleo Mobilização e Educação Ambiental ratificou que a continuidade da gestão partilhada do Ribeirão vai depender do esforço e dedicação dos moradores, pois a partir de setembro, não haverá mais o patrocínio da Petrobras para realizar a manutenção do reflorestamento. Assim sendo, a comunidade e a ONG vão ter que buscar recursos em outras fontes para dar continuidade à mudança da paisagem e à implantação do maior jardim da cidade.

Foi com muita satisfação que a coordenadora deu informes da PRIMEIRA REUNIÃO DE MORADORES, realizada no dia 20 de agosto na sede social da Sociedade Amigos do Bairro do Tanquinho, localizada na rua Reverendo Francisco Lotufo, nº 40. Nesta reunião ficou definido que as RTCs vão continuar sendo realizadas pelos moradores ribeirinhos na terceira quarta feira de cada mês e os recadistas vão mobilizar e avisar os vizinhos.

Para mostrar que estão realmente dispostos a melhorar a qualidade e valorizar o ambiente ribeirinho, os moradores marcaram para o próximo dia 30 de agosto um plantio de ervas medicinais e temperos no quarteirão nº3.

Como última atividade extra de Educação Ambiental patrocinada pela Petrobras, a ONG S.O.S Cuesta e 9 monitores, alunos da UNESP dos cursos de Biologia e Engenharia Florestal realizaram a Trilha do Ribeirão Tanquinho, uma trilha educativa com foco na fauna e flora do ribeirão. Acompanhados pelos monitores, os alunos da 6ª série do ensino fundamental das escolas Américo Virgínio dos Santos, João Maria de Araújo Júnior e Escola Aitiara percorreram a trilha da nascente do Ribeirão Tanquinho, visitando 7 estações contendo material expositivo sobre o ecossistema do ambiente ribeirinho.

 

ATIVIDADE EXTRA

 

 

 

A Trilha do Ribeirão Tanquinho é mais uma atividade de Educação Ambiental que  faz parte do projeto Ribeirão Tanquinho Vivo, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

Idealizada para os alunos da 6ª série do ensino fundamental, está de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, PCNs, pois contempla o tema transversal Meio Ambiente que deve permear todo o ensino fundamental, atendendo às diretrizes do Ministério da Educação, com o intuito de transmitir aos alunos as conseqüências das alterações no meio ambiente e dessa forma levar à formação de uma consciência crítica e responsável sobre a questão ambiental.

A área de preservação permanente (APP) da nascente do Ribeirão Tanquinho, localizada entre as ruas Salim Kahil e Prudente de Moraes foi escolhida para desenvolver uma trilha educativa que aborda o ecossistema ribeirinho urbano que abriga diversas espécies vegetais e animais como aves, insetos, anfíbios, répteis, peixes e mamíferos.

A divulgação de informações sobre o ambiente ribeirinho e os organismos que nele vivem, estimula a formação de hábitos, atitudes e comportamentos que são imprescindíveis para a conservação da água do ribeirão, da paisagem, do solo, da fauna, da flora e toda a sua biodiversidade e dessa forma,  promove a convivência harmônica da população com os elementos naturais ali presentes.

Para executar esta atividade, a ONG contou com a parceria do Departamento de Recursos Naturais da Faculdade de Ciências Agronômicas e do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências, ambos  da UNESP de Botucatu, que cederam parte do material expositivo usado no percurso da Trilha.

Os alunos dos cursos de Biologia e de Engenharia Florestal são estagiários da ONG, que participaram da elaboração da cartilha, da idealização da Trilha e participaram como monitores nas estações e no percurso da trilha.

 

 

Estação Bacia Hidrográfica.

Localização do ribeirão

  Estação Bacia Hidrográfica.

Roda do conhecimento

Estação Artrópodes.

Afinal, para que tanto inseto?

Estação Artrópodes.

Material expositivo sobre insetos

Estação vida aquática e terrestre

Estação Anfíbios

Sapo Cururu

Estação Aves

Estação Aves

Observação de passarinhos

Estação Caça Predatória

Fatores de risco para a fauna

Materiais usados para caçar

passarinhos. Crime.

Estação Mamíferos

Animais taxidermizados

Estação Mamíferos

Pegadas em gesso

Estação Mata Ciliar

Estação Mata Ciliar

Estação Mata Ciliar

Distribuição da Cartilha

A Trilha do Ribeirão Tanquinho

 

Os alunos da Escola Aitiara, da EMEF Américo Virgínio dos Santos e da EMEF João Maria de Araújo Jr visitaram a trilha do Ribeirão Tanquinho nos dias 20 e 27 de agosto. Os moradores residentes no entorno do ribeirão também percorreram a trilha, preparada especialmente para eles no dia 23 de agosto, num sábado de manhã.

 

Leia o informativo nº 11 para saber mais sobre a 11ª RTC

 

Voltar para Mobilização e Educação Ambiental