Finalização do projeto Ribeirão Tanquinho Vivo

12ª Reunião de Troca de Conhecimentos

No dia 27 de agosto de 2008 foi realizada a entrega do Relatório Ambiental marcando o encerramento oficial das atividades propostas no projeto Ribeirão Tanquinho Vivo, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

No evento, os dados coletados a campo, referentes à qualidade ambiental do ribeirão foram apresentados e entregues para as autoridades estaduais e municipais: Departamento Estadual de proteção aos Recursos Naturais (DEPRN), Polícia Militar Ambiental, Câmara Municipal de Botucatu, Prefeitura Municipal de Botucatu. Por não ter comparecido ao evento, o Relatório Ambiental será posteriormente entregue à Promotoria Pública.

O Relatório consiste num diagnóstico da área do ribeirão. Foram coletados dados sobre a história da ocupação do bairro por onde corre o ribeirão e  a memória da população ribeirinha foi resgatada. As características  ambientais locais foram descritas e identificados os maiores

problemas, causadores de degradação. Todos os participantes receberam um CD contendo o Relatório Ambiental e as autoridades receberam uma cópia impressa.

A ONG espera que este Relatório Ambiental sirva de alerta para os problemas identificados e que o poder público utilize este levantamento para planejar políticas de preservação e revitalização ao longo do curso do rio.

 

 

 

     Entrega do Relatório Ambiental ao representante da

    Câmara Municipal de Botucatu, Vereador Lelo Pagani

 

 

 

 

            Entrega do Relatório Ambiental ao representante

                         da Polícia Militar Ambiental

 

 

 

Representantes Estaduais, Municipais e a comunidade assistindo a apresentação do relatório

 

 

AGRADECIMENTOS

 

Nossos mais sinceros agradecimentos a todos aqueles que nos apoiaram na criação de um modelo de gestão de um rio urbano e nos ajudaram a alcançar este objetivo com sucesso.

Nossos agradecimentos especiais à dona Elidia e família querida; ao Dirceu, Regina Célia e toda a criançada; à Anésia e ao pequeno Vítor que se esforçava para não dormir no colo da avó durante as Reuniões de Troca de Conhecimentos.  À Iraci,  Antonio Carlos, ao Carlos Alberto que foi um grande companheiro nas atividades, Pedro Moreno, Antônia, Solidade, Zenaide, Cecília, Suzana, Atílio Suman e tantos outros moradores que acreditaram no projeto Ribeirão Tanquinho Vivo.

Nossos agradecimentos aos fornecedores, aos prestadores de serviços, em especial o Ramiro da empresa Moto Táxi Rodoviária que distribuiu mais de 3 mil informativos e também aos funcionários da manutenção do reflorestamento.

Obrigada aos nossos parceiros que estiveram conosco desde o início e aos que se somaram a nós durante a realização do projeto.

A todos que direta ou indiretamente contribuíram para valorizar o ambiente ribeirinho, muito obrigada.

Obrigada aos patrocinadores que nos deram a oportunidade de iniciar a implantação do maior jardim da cidade e dessa forma mudar a realidade de que todo rio urbano tem que ter mato, lixo e entulho.

Com o  esforço da ONG  S.O.S Cuesta de Botucatu e com o patrocínio da Petrobras, através do programa Petrobras Ambiental, o projeto Ribeirão Tanquinho Vivo é um exemplo de recuperação ambiental que alcançou com êxito todos os objetivos propostos.

Nossos agradecimentos ao Richardson Barbosa Gomes da Silva, o Jenipapo, que nos fez uma enorme e agradável surpresa ao editar o filme Ribeirão Tanquinho Vivo.

Aos membros da ONG S.O.S Cuesta de Botucatu que lutaram bravamente pela gestão partilhada do Ribeirão Tanquinho, a todos os companheiros, muito obrigada.

 

 

Voltar para Mobilização e Educação Ambiental