9ª Reunião de Troca de Conhecimentos

 

Ribeirão Tanquinho Vivo

Mobilização e Educação Ambiental como instrumentos de gestão ambiental.

 

A nona reunião de troca de conhecimento (9ª RTC) foi realizada no dia 27 de maio na Câmara Municipal de Botucatu. A Reunião Pública ocorreu a pedido do Vereador Lelo Pagani que julgou importante divulgar o Projeto Ribeirão Tanquinho Vivo para as lideranças política e toda a comunidade de Botucatu. De acordo com o vereador Lelo Pagani, "o projeto Ribeirão Tanquinho Vivo é um trabalho maravilhoso que visa preservar o meio ambiente. É importante que a população e as autoridades municipais conheçam a iniciativa que tem como patrocinador a Petrobras".

A Coordenadora geral do projeto, Juliana Griese apresentou as atividades realizadas pela ONG no Ribeirão e apresentou os resultados parciais da Caracterização Ambiental para uma platéia de 51 pessoas dentre as quais estavam os moradores ribeirinhos, lideranças políticas, a Ciesp, Sabesp e a Fundação Florestal.  A Galpão Arquitetura e Engenharia  expôs aos presentes

uma proposta de revalorização urbanística ambiental do Ribeirão Tanquinho.

 

Após as apresentações, a ONG foi muito elogiada e recebeu com muito orgulho os parabéns pelo trabalho desenvolvido desde 2001 no Tanquinho.

 

 Juliana Griese - Coordenadora Geral do projeto apresentando os mapas gerados durante o diagnóstico ambiental do Ribeirão Tanquinho

 

 Elisa Amaral, Analista de Recursos Ambientais da     Fundação Florestal  ao lado do ex- vice-prefeito Valdemar Pereira de Pinho.

     

 

     

Vereadores Luis Carlos Rubio e Lelo Pagani ao lado das vizinhas do Tanquinho Zenaide e Solidade

 

Vereador Caldas que acredita que o Tanquinho é o único rio urbano que está sendo recuperado

     

 

 
       

 Artur Bronzzatto gerente divisional da Sabesp, parabenizando a ONG pelos cuidados  com o Ribeirão Tanquinho

 

Valdemar Pereira de Pinho avalia que "independente de quem seja o próximo prefeito ele deve usar esse modelo de recuperação em outros ribeirões"

 
       

 

 

Carlos Coneglian na terceira fila, camisa azul. Companheiro nas atividades de transformação do Tanquinho, agradece o trabalho da ONG e o patrocínio da Petrobras

 

Morador do entorno da  nascente, relata que sempre leva os filhos para passear no Tanquinho para observar os passarinhos que hoje são encontrados em grande quantidade.

 

 

 

ATIVIDADE EXTRA

 

PINTURA DAS PONTES

 

Os Amigos do Tanquinho se reúnem para mais uma ação transformadora

 

 

No dia 17 de maio de 2008, numa deliciosa manhã de sábado de sol, os membros da SOS Cuesta de Botucatu, amigos e vizinhos do Ribeirão Tanquinho se reuniram na rua Campos Salles para mais um dia de atividades para proteger e valorizar o ambiente ribeirinho.

 

A população ribeirinha manifestou várias vezes durante as RTCs,  o desejo de  mudar o visual do bairro e uma das sugestões foi pintar as pontes das ruas Campos Salles e Prefeito Tonico de Barros que estavam realmente precisando de uma cor. A Copical, famosa loja de tintas situada na rua Curuzu, forneceu todo o material de pintura para mudar o visual do bairro do Tanquinho que já é notado  pelos motoristas e principalmente pelas

Estrutura do guarda corpo da ponte da rua Campos Sales antes da pintura

 

pessoas que passam por ali que atraídas pela novidade, param, olham para os jardins e seguem contentes com o resultado. Depois de caprichar na pintura, a ponte recebeu uma faixa que indica mais uma atitude positiva dos Amigos do Tanquinho para alegrara as pessoas, embelezar o bairro e valorizar o ambiente ribeirinho.

Estrutura do guarda corpo da ponte da rua Campos Sales depois da pintura

 

 

Moradores e ONG colorindo a ponte                                      Moradora aprova o novo visual da ponte

 

Em seguida os Amigos do Tanquinho partiram para a rua Prefeito Tonico de Barros onde mais moradores se juntaram ao mutirão, empenhados em melhorar o visual da rua onde moram. Entre os moradores, também as crianças  participaram aprendendo boas práticas de cidadania. A calçada foi varrida e muito lixo foi recolhido enquanto a tinta estava sendo preparada. Tudo pronto, mãos à obra!

 

Pintura do guarda corpo da ponte da rua Prefeito Tonico de Barros

 

A ponte da rua Prefeito Tonico de Barros também ganhou uma faixa indicando que os Amigos do Tanquinho estão cada vez mais decididos em melhorar a qualidade de vida e valorizar o local onde moram e mostrar que ali existem pessoas que gostam do ribeirão e que ali não é lugar de mato, lixo e entulho.

 

Estrutura do guarda corpo da ponte da rua Prefeito Tonico de Barros depois de pintada

 

 

 

Leia o informativo nº 9 contendo as informações da 9 ªRTC

 

 

Voltar para Mobilização e Educação Ambiental