A correta gestão dos resíduos sólidos assegura a proteção da saúde humana, a proteção do meio ambiente e o uso eficiente dos recursos naturais. Este tema, que preocupa e mobiliza diversos segmentos da sociedade, foi tratado no “1º Seminário de Gestão de Resíduos Sólidos da Área de Proteção Ambiental de Botucatu”.

 

O evento foi realizado pela Fundação Florestal do Estado de São Paulo, órgão vinculado à Secretaria do Estado de Meio Ambiente e contou com o apoio de outros setores da Secretaria do Estado como o Programa Município Verde Azul e a CETESB, além das Prefeituras de São Manuel e de Corumbataí; da UNESP de Guaratinguetá e da ONG S.O.S Cuesta de Botucatu.

 

O “1º Seminário de Gestão de Resíduos Sólidos da APA Botucatu” foi realizado no dia 12 de abril de 2012, na Câmara Municipal de São Manuel, destinado especialmente aos prefeitos, diretores e secretários municipais e demais interessados com atuação na área, com o objetivo sensibilizar o público para o problema e capacitá-los para a correta gestão dos resíduos sólidos, tratando dos seguintes temas:

 

Política Estadual de Resíduos Sólidos:

Tema abordado pelo técnico do Programa Município Verde e Azul, José Ricardo Lopes, cuja apresentação Município Verde Azul - Retrospecto 2011 está disponibilizada.

 

Plano Municipal de Gestão de Resíduos:

Tema abordado pelo Engenheiro Fernando Antonio Wolmer da CETESB, cuja apresentação Capacitação Técnica - Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos está disponibilizada.

 

Aspectos Gerais e Conceituais de Resíduos Sólidos:

Tema abordado pelo Professor Doutor Wellington Cyro de Almeida Leite, do Departamento de Engenharia Civil da UNESP, campus de Guaratinguetá. As apresentações "A Gestão e o Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos no Brasil - Perspectivas Para um Novo Modelo" e "Aspectos Gerais de Resíduos Sólidos"  estão disponibilizadas.

 

Experiências bem sucedidas de coleta seletiva no município de Corumbataí.

Tema abordado pela Bióloga Luciene de Aquino, Mestranda em Gestão e Tecnologia de Resíduos Sólidos UFSCAR/São Carlos e Especialista na área de Coleta Seletiva UNESP/Rio Claro que desenvolve um modelo exitoso de Coleta Seletiva na cidade de Corumbataí. A apresentação "Programa Coleta Seletiva de Lixo" está disponibilizada.

 

Visando auxiliar os municípios que compõem a APA Botucatu na elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos também está disponibilizado o "Manual de Orientação: Planos de Gestão de Resíduos Sólidos" do Ministério do Meio Ambiente, uma ferramenta de orientação e apoio à implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 

 

 

 

voltar