Segunda Manutenção das APPs Reflorestadas

 

A Manutenção do Reflorestamento corresponde ao terceiro eixo do projeto Ribeirão Tanquinho Vivo: Mobilização e Educação Ambiental como instrumentos de gestão ambiental.

 

Durante a segunda manutenção das APPs reflorestadas, foi realizada a primeira Reunião de Troca de Conhecimentos (RTC) com os moradores da bacia do Ribeirão Tanquinho. Nas conversas ocorridas durante esse encontro, muitos moradores comentaram as atividades de limpeza desenvolvidas nas margens do Ribeirão Tanquinho, perceberam a mudança na paisagem e se mostraram favoráveis à continuidade das manutenções, salientando a importância de manter o local livre do “mato alto” evitando assim a presença de insetos, roedores e lixo em geral.

 

Na dinâmica proposta durante a 1ª RTC, onde os grupos foram estimulados a relatar as impressões agradáveis e pontos positivos referentes ao ribeirão e ao reflorestamento, os moradores citaram as árvores frutíferas, o reflorestamento em si, a manutenção das APPs e a implantação de áreas de lazer como sendo fatores de valorização do ambiente ribeirinho. Eles reconhecem a importância das árvores, valorizam as frutíferas e gostam quando as APPs estão livres de mato.

 

 

Flores de Ingá Ferradura

 

 

Flores de Ipê Branco

 

Amoreira

 

Aroeira Pimenteira

 

 

Jovem Ipê

Árvores do reflorestamento

 

A segunda manutenção das APPs reflorestadas ocorreu nos dias 25, 26, 27 e 28 de setembro de 2007. Nesta ocasião, devido a falta de chuva e conseqüente seca prolongada que enfrentamos na região de Botucatu, foi priorizada a abertura de aceiros próximos às calçadas e a capina das trilhas que existem no local, como prevenção contra as queimadas. Também foi dada continuidade ao controle das gramíneas invasoras através da capina mecânica.

 

 Abertura de aceiros e trilhas

 

Para identificar que a Manutenção do Reflorestamento é um dos eixos do projeto Ribeirão Tanquinho Vivo, patrocinada pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, e realizada pela ONG SOS Cuesta, foi confeccionada uma faixa de plástico adesivada que acompanha os funcionários da manutenção em cada quarteirão durante as horas de trabalho. Os funcionários também são identificados pelo uso da camiseta confeccionada para o projeto.

 

 

Faixa indicativa da atividade de manutenção do reflorestamento

 

 

Voltar para Manutenção do Reflorestamento