Quinta Manutenção das APPs do Reflorestamento

 

A Manutenção do Reflorestamento corresponde ao terceiro eixo do projeto Ribeirão Tanquinho Vivo: Mobilização e Educação Ambiental como instrumentos de gestão ambiental.

 

 

A quinta manutenção do Ribeirão Tanquinho foi realizada nos dias 8, 9, 10 e 11 de janeiro de 2008.

Nesta manutenção, foi realizada a roçada dos quatro quarteirões , o coroamento de mudas e árvores, conservação de trilhas e aceiros, recolhimento e depósito adequado de lixo e poda de árvores.

 

Roçada  da APP do Quarteirão 1

Roçada  da APP do Quarteirão 2

Roçada da APP do Quarteirão 3

Roçada da APP do Quarteirão 4

 

 

Os dois primeiros dias foram destinados à manutenção do quarteirão da nascente e os dois dias restantes foram divididos entre os três últimos quarteirões. Nesta manutenção foi observada uma grande quantidade de restos vegetais, galhos secos, alocados nas APPs do Ribeirão que não foram retirados durante o Mutirão de Limpeza, realizado no mês de dezembro de 2007 e por isso, a ONG SOS Cuesta solicitou uma caçamba de recolhimento de entulhos para a retirada desse material.

 

 

Após a roçada, o material verde foi rastelado e recolhido

Poda de cerca viva

Poda de galhos secos

 

Para realização das tarefas foram utilizadas as roçadeiras mecânicas, enxadas, limas, rastelos de 14 dentes, carrinhos de mão e forcados. Todos os funcionários terceirizados receberam camisetas do projeto, aventais e luvas de raspa de couro, protetores faciais e auriculares, botas e perneiras.

Durante todos os dias de manutenção, foi fixada uma faixa de divulgação do projeto Ribeirão Tanquinho Vivo, no quarteirão onde estava acontecendo a atividade.

 

Voltar para Manutenção do Reflorestamento