Sexta Manutenção das APPs do Reflorestamento

 

A Manutenção do Reflorestamento corresponde ao terceiro eixo do projeto Ribeirão Tanquinho Vivo: Mobilização e Educação Ambiental como instrumentos de gestão ambiental.

 

 

A sexta manutenção das áreas de preservação permanente do Ribeirão Tanquinho também está voltada para a conservação do reflorestamento, através do coroamento de mudas e árvores  e o planejamento e execução do paisagismo.

 

As ações programadas para essa manutenção são resultado da  última Reunião de Troca de Conhecimento (RTC), realizada no dia 23 de janeiro de 2008. Durante a 5ª RTC,  os moradores escolheram os locais onde serão implantados os jardins de plantas ornamentais.  Entretanto, muito moradores demonstraram interesse em participar do plantio das mudas ornamentais, mas admitiram ter dificuldade em participar dos eventos  realizados em dias da semana (de segunda a sexta feira). Assim sendo, a data escolhida para o primeiro dia de plantio junto com a população foi dia 9 de fevereiro de 2008 (sábado).

 

Os quarteirões a serem trabalhados nessa primeira etapa do projeto serão o primeiro - da nascente, e o segundo, como mostra a figura abaixo.

 

Mapa do Quarteirão 1 com a localização do plantio de cercas vivas e outras ornamentais

 

Mapa do Quarteirão 2 com a localização do plantio de cercas vivas e árvores de exuberante florada

 A equipe da manutenção irá preparar os locais onde inicialmente serão  plantadas    as cercas vivas de espécies ornamentais, como Hibiscos e Acalifa.

Nessa manutenção também será feita uma reestruturação de cerca de fios de arame, localizada ao redor da nascente. Essa cerca foi construída pela ONG SOS Cuesta de Botucatu, mas o tempo e ações depredadoras acabaram por derrubar alguns fios da cerca que deve ser reformada para prevenir acidentes.

 

Capina e coroamento das árvores

 

Coroamento

 

Q1 - Preparo do solo para o plantio de cercas vivas

 

Q2 - Abertura de covas ara o plantio de cercas vivas

 

Q1 - Reforma da cerca de arame ao redor da nascente do Ribeirão Tanquinho

 

 

Q1 - Mourões alinhados para a colocação dos fios de arame

 

 

   Voltar para Manutenção do Reflorestamento