Oitava Manutenção das APPs do Reflorestamento
 

 

A Manutenção do Reflorestamento corresponde ao terceiro eixo do projeto Ribeirão Tanquinho Vivo: Mobilização e Educação Ambiental como instrumentos de gestão ambiental.

 

 Dando continuidade às atividades e seguindo os objetivos e metas do eixo Manutenção do Reflorestamento, as ações da manutenção estão divididas em dois eixos:
• Conservação do reflorestamento que engloba roçadas para a retirada das plantas invasoras, manutenção de aceiros e trilhas construídas nos trimestres anteriores, coleta e destinação adequada do lixo, poda das árvores e coroamento das mudas;
• Implantação de espaços paisagístico e de lazer: essa atividade está diretamente relacionada com as Reuniões de Troca de Conhecimentos (RTCs), onde os moradores ribeirinhos sugeriram a implantação de cercas vivas e de pequenos jardins nos quatro primeiros quarteirões do Ribeirão Tanquinho, objetos desse trabalho.

 

A oitava manutenção do Ribeirão Tanquinho foi realizada nos dias 1, 2, 3 e 4 de abril de 2008 e teve como objetivo dar manutenção na cerca do mirante da nascente, coroar as mudas do reflorestamento da nascente, abrir, conservar e manter de aceiros, fazer manutenção das trilhas construídas, podar galhos e maciços de plantas ornamentais, capinar e manter os canteiros e bolsões paisagísticos e limpar os quarteirões de restos de galhos e vegetação cortada.

 

Quarteirão 1 - Manutenção da cerca da nascente

 

Quarteirão 3 - Retirada de galhos


        

                        Quarteirão 3 - Ao final do trabalho de manutenção, a área do reflorestamento

                       está roçada, capinada e rastelada. As cercas vivas podadas, as calçadas estão

                        limpas e a caçamba cheia.

 

Trilhas limpas e em início de floração

 

 

Já é perceptível a mudança da paisagem das áreas de preservação permanente do Ribeirão Tanquinho, principalmente no primeiro e terceiro quarteirão que já têm aparência de um grande jardim bem cuidado. A ONG tem ouvido muitos relatos de que população está utilizando as áreas recém ajardinadas para passeios e momentos de lazer. Também se pode observar o aumento do interesse da população pelo trabalho realizado e pelo Ribeirão Tanquinho.


 

 

Voltar para Manutenção do Reflorestamento