Nona Manutenção das APPs do Reflorestamento
 

 

A Manutenção do Reflorestamento corresponde ao terceiro eixo do projeto Ribeirão Tanquinho Vivo: Mobilização e Educação Ambiental como instrumentos de gestão ambiental

 

A nona manutenção dos primeiros quatro quarteirões do Ribeirão Tanquinho foi realizada no mês de maio de 2008, durante os dias 19, 20 e 21. Normalmente, as manutenções acontecem em quatro dias e utilizam quatro funcionários contudo, na nona manutenção utilizou-se de três dias e quatro pessoas como mão de obra, pois era essa a disponibilidade da empresa contratada nesta ocasião.
 

As atividades realizadas no primeiro dia foram dedicadas a realização da capina mecânica com o uso das roçadeiras, a manutenção das trilhas/aceiros já construídas nas manutenções anteriores, coroamento de árvores de reflorestamentos já existentes nos locais de atuação do projeto, em mudas recentes e árvores que ainda apresentam um tamanho pequeno e coroamento das cercas-vivas implantadas pelo projeto.

 

As atividades executadas no primeiro dia da manutenção foram realizadas no primeiro quarteirão do Ribeirão Tanquinho, a maior de todas as áreas a serem roçada onde está localizada sua nascente.

 

Quarteirão 1 - Roçada

 

As atividades desenvolvidas no segundo dia de manutenção foram executadas no primeiro, segundo, terceiro e quarto quarteirão do Ribeirão Tanquinho.

No segundo dia foram realizadas as atividades de roçada mecânica, coroamento de mudas e árvores de pequeno e médio porte já existentes nas áreas de manutenção, retirada de vegetação invasora, com o auxílio de foice, e coroamento de cercas-vivas e plantas ornamentais.
 

O terceiro dia de trabalho do eixo de manutenção foi destinado a podas de árvores e plantas ornamentais, recolhimento de material vegetal para posterior descarte, retirada de material vegetal oriundo das podas e das roçadas dos dias anteriores, limpeza dos canteiros e coroamento de mudas/árvores já existentes nos quarteirões, coroamento de mudas ornamentais implantadas pelo projeto nos trimestres anteriores. As atividades do terceiro dia foram direcionadas ao terceiro e quarto quarteirão do Ribeirão Tanquinho

 

Quarteirão 3 - Retirada de galhos e de poda de árvores

 

Quarteirão 4 - Roçada

 

Durante os dias de manutenção, a população que passava pelas ruas que cortam o Ribeirão Tanquinho demonstrava interesse e elogiavam o projeto e as mudanças realizadas naqueles locais. As mudanças realizadas pelo eixo da Manutenção do Reflorestamento, bem como as iniciativas de implantação de bolsões ornamentais e paisagísticos descaracterizaram as áreas em torno do rio, antes tidas como depósitos de lixos e entulhos e um canal de esgoto, para uma nova visão: a de um lugar de lazer e contemplação da natureza.

 

Moradores do entorno utilizando a trilha do Quarteirão 3 elogiam a mudança da paisagem

 

 

Crianças no tanque do Quarteirão 3

 

 

Voltar para Manutenção do Reflorestamento